ATENTADO EM PARIS X MARIANA

ATENTADO DE PARIS X MARIANA

 

Atentados cometidos por guerrilheiros do ISIS, em Paris, na última sexta feira treze, geraram um clima de comoção, com várias pessoas adotando as cores da bandeira francesa em seu perfil do facebook. Isto gerou uma ampla discussão sobre a propriedade ou não de tal ato.

Nós no Brasil, estamos passando por um momento muito difícil. Após 13 anos de governo petista, com a maioria dos lideres do partido dos trabalhadores(assim mesmo, com minúscula) presos ou condenados por escândalos de corrupção, com a presidente se equilibrando num equilíbrio instável, para não ser apeada do poder, com um ex-presidente Lula, tida como um grande líder popular pela imprensa mundial até recentemente e que hoje mal pode aparecer em público, sem ser xingado ou vaiado, tornou este país um local onde a maioria das pessoas perderam a fé nas instituições e descrente dos brasileiros. De alguns brasileiros.

Quando viajo para São Paulo ou Brasilia, o que faço com certa frequência, sinto que as pessoas estão mais agressivas, mais impacientes, mais raivosas. Falar de politica para um paulistano ou brasiliense parece ser um xingamento. O sentimento de crise parece estar mais exacerbado nos grandes centros do que em Dourados, MS, pois apesar de tudo, as regiões que dependem do agronegócio ainda respiram, embora com dificuldade, enquanto os outros locais já estão na UTI em estado terminal.

Com isto, as crises e tragédias que ocorrem no país, como recentemente ocorreu em Mariana e que comprometeram milhões de pessoas no vale do Rio Doce, deixando as pessoas sem água, pela morte do rio, soam como fatos distantes, esquecido pela mídia nacional, como se tivéssemos vergonha de reconhecer a total falta de governo, das instituições, deixando ao Deus dará pessoas que está há semanas sem água, sem alimentos, pessoas que estão abandonadas por todos.

Com isso, a ocorrência do atentado em Paris e a mudança do perfil do facebook fez com que várias pessoas criticassem tais atos, como se condoer-se com os parisienses fosse um ato errado, como se estivéssemos traindo os brasileiros de Mariana.

Acredito que nós brasileiros realmente perdemos um pouco da nossa inocência, de acreditarmos em campanhas de doação de dinheiro pelas redes de televisão ou por algumas instituições. Após várias denuncias de malversação do dinheiro doado, de roubo de materiais doados, de pessoas que vendem alimentos e roupas doadas, de certa forma, perdemos a vontade de fazer doações para as pessoas que necessitam de ajuda nesses momentos de crise aguda. Porém, isso não significa que nós brasileiros, perdemos a capacidade de sermos bons e fazermos a nossa parte para ajudar nossos irmãos. Pelo contrario, o que eu vejo todos os dias são pessoas se ajudando, pessoas de periferia que não tem carros, pedindo para o vizinho carona para ir para hospitais de madrugada e sendo atendido gentilmente, com naturalidade, sem outro sentimento do que o de se doar. Vejo a igreja católica prestando atendimento social para as comunidades carentes, prestando atendimento gratuito para crianças, para idosos, evangelizando pessoas, levando uma palavra de carinho e de consolo para pessoas doentes ou necessitadas, prestando um serviço de formiguinha para ajudar pessoas, longe das instituições oficiais. Vejo médicos que prestam atendimento gratuito em orfanatos, em lares de idosos, para pessoas que não podem pagar pela consulta, levando remédios gratuitos, tudo isso longe dos olhos da imprensa e da mídia.

Nós todos sabemos que o Brasil é um pais jovem, cheio de problemas e de imaturidade, onde as instituições estão engatinhando, quando comparado com países com cultura milenar, como a China e o Japão, ou países da Europa. É covardia querer comparar nossa cultura com a dos franceses. Porém, acredito que muitas qualidades que caracterizam nosso povo brasileiro são inatos, como a nossa alegria, a nossa fraternidade e a nossa capacidade de nos ajudarmos nos momentos difíceis. Acredito que o mundo todo terá a prova dessas capacidades em breve.

Por isso, não vejo mal nenhum em colocarmos as cores da bandeira francesa em nosso perfil, como forma de dizermos que nós estamos solidários com a dor dos franceses pela tragédia recente ocorrida em Paris. Que não estamos traindo os brasileiros de Mariana, que nós estamos fazendo (ou tentando fazer) a nossa parte, ajudando pessoas, buscando dar o nosso melhor para ajudar o nosso irmão. Só não estamos preocupados em fazer isso diante dos holofotes. Cristo já dizia que “ uma mão não saiba o que a outra está fazendo...”

Estamos de acordo?

 

publicado por drtakeshimatsubara às 23:36 | comentar | favorito